Programa Escola Digital

A Diretora do AESCD iniciou a entrega (empréstimo) dos computadores (da Escola Digital) - aos encarregados de educação/alunos. Até ao momento, foram disponibilizados 69 equipamentos (faltando ainda completar a entrega a alguns alunos do escalão B do 11.º ano e a todos os alunos do escalão B do 10.º ano de escolaridade – porque ainda não foi executada a respetiva entrega ao AESCD. Este processo de entrega às escolas é liderado pelo Ministério da Educação.
O programa Escola Digital tem uma visão abrangente, integrando hardware e software mas também o reforço das competências dos professores e das famílias, e a digitalização dos manuais escolares.
Os computadores já começaram a ser distribuídos nas escolas, privilegiando alunos do ensino secundário, beneficiários da Ação Social Escolar (escalões A e B).

Quantos computadores estão previstos para serem distribuídos neste programa?
Nesta primeira fase já foram adquiridos 100 mil computadores que estão a ser distribuídos nas escolas. Já está em marcha um concurso público para mais 300 mil equipamentos.
As escolas vão ser responsáveis por registar numa plataforma online, a Escola Digital - Registo de Equipamentos, a informação dos equipamentos, com os dados do número de série e número de imobilizado, e informação do aluno a quem foi cedido.

Quem vai receber computadores?
Num primeiro momento será dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar, iniciando-se com os alunos do escalão A e B que frequentam o ensino secundário. Mais tarde, o âmbito será alargado.

Os equipamentos são dados ou emprestados?
Os equipamentos são cedidos a título de empréstimo e os encarregados de educação, ou alunos maiores de idade, têm de assinar um Auto de Entrega de responsabilização pela manutenção do equipamento.

O que é o Escola Digital - Kit de computador e de conetividade?
É um "pacote" que inclui um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM para ligação à rede móvel (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis).

Que equipamentos vão ser entregues?
Foram definidos três tipos de computadores para os alunos, ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível de ensino, em contexto de aprendizagem: o tipo I destina-se a alunos do 1º ciclo do ensino básico, o tipo II aos 2º e 3º ciclos do ensino básico e o tipo III ao ensino secundário.

A Diretora, Maria Madalena Dinis

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e pessoas em pé  Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas  Pode ser uma imagem de 1 pessoa e mala  Nenhuma descrição de foto disponível.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa