Está aí o Miúdos a Votos 2021-2022!

Já tiveste a experiência de votar como numas eleições a sério? E defender as tuas ideias em público? Esta é a oportunidade!

Se os mais crescidos vão votar para escolher o presidente da Câmara, o Presidente da República ou o governo, tu podes perceber um pouco como tudo isso se passa participando nesta iniciativa. A diferença é que, em em vez de se votarem em pessoas, votam-se em livros. Mas em ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’ faz-se campanha eleitoral, trocam-se e defendem-se ideias e argumentos, faz-se a cruzinha no boletim de voto, que se coloca na urna, e contam-se os votos, tal como se fossem umas eleições a sério!

‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’ é uma iniciativa da revista VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares aberta a todas as escolas com alunos entre o 1º e º 12º ano. Os alunos propõem o seu livro preferido às eleições nacionais, que eles próprios organizam na sua escola. E em videos, podcasts, cartazes, autocolantes e panfletos, distribuidos em debates, comícios e sessões de esclarecimento que fazem na sua escola, tentam convencer os seus amigos e colegas a ler o livro de que eles mais gostam. Durante todo o processo, a VISÃO Júnior vai dando notícia do que se passa dentro das escolas – e por isso o trabalho dos alunos é publicado aqui.

Esta iniciativa já existe há seis anos e tem sempre muita gente a participar. O ano passado votaram 75 715 alunos! Os números de participação em Miúdos a Votos, que podes ler aqui, são meio loucos, mesmo!

Podes participar, a tua escola já está inscrita. Fala com um dos teus professores de Português ou Cidadania ou com a professor bibliotecária.

Boas leituras!

Há muitas razões para participar na eleição nacional do livro preferido dos alunos, iniciativa da @revista_visao.junior e da @rbe_pt.
Estas são só algumas!