Hoje é Quarta, 17 Dez 2014
Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Inicio da atividades letivas

Todas as turmas/grupos e níveis de ensino iniciarão as atividades letivas, no dia 16 de setembro de 2013, às 09:00 horas.

A Diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão,

Maria Madalena Ferreira Dinis

 
25 anos da Queda do Muro de Berlim
Neste dia 9 de novembro assinalam-se os 25 anos da queda do Muro de Berlim, o nosso Agrupamento irá dedicar a manhã de segunda-feira (10 de novembro) um conjunto de atividades a este feito que abriu o caminho para a reunificação da Alemanha e que constituiu um dos acontecimentos mais relevantes em todo o mundo.

cartazqueda(1)

Destinatários da atividade: alunos do 10ºC, 11ºC, 12ºC, 12ºL, 12ºM, 12ºN

Intervenientes: Professores Ricardo Oliveira, Mª do Carmo Magalhães, Hélder Gouveia e Elisabete Oliveira

Colaboradores: Professores Isabel Duarte, Adelaide Carvalho, Pedro Queirós, Cristina Melo, Lurdes Campos, Deolinda Ruas, Cristina Marques

Parceria: Biblioteca Escolar
 
Programa:

9:05h – Receção e início
9:20h – “Da divisão do mundo à divisão de Berlim”
9:30h – Visualização da curta-metragem Cercados (“Walled In”)
9:40h – “Ideologias de Liberdade”
10:00h – Visualização do filme “Adeus Lénine”
12:00h - Debate

Actualizado em Domingo, 09 Novembro 2014 11:31
 
Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) — e um conjunto de projetos nos quais as bibliotecas podem participar: Skype ProjectBookmark Project  e What people are doing for ISLM 2014.

Também o nosso Agrupamento se juntou a esta comemoração com a realização de várias atividades: exposições,  visitas à biblioteca, escrita de mensagens, construção de paineis, produção de acrósticos, leitura de contos, ilustração de poemas, criação de contos, etc..., em que os nossos alunos foram os protagonistas.

No blogue da Biblioteca Escolar do Agrupamento em http://cultivaraleituraeoconhecimento.blogspot.pt/ divulgamos todas as atividades realizadas.

cartaz

 

Actualizado em Domingo, 09 Novembro 2014 11:21
 
Projeto Amostras para Ler+ na Biblioteca Escolar do AESCD


Apresentação

(clicar na imagem para aceder ao blogue do projeto)

Iniciado neste ano letivo, o projeto "Amostras para Ler+, envolve uma turma representativa de cada ano de escolaridade de todo o Agrupamento, desde o 1º ao 6º anos. Tem contado com a colaboração, sempre pronta, de todos os professores envolvidos que, com a biblioteca, têm procurado aumentar a adesão dos alunos à leitura.

Nesta atividade, os alunos levam, para leitura autónoma domiciliária, um de dois livros propostos, sendo que, na sessão presencial quinzenal em que os mesmos são apresentados, cabe ao professor bibliotecário ler uma amostra de cada um, cuidadosamente escolhida para provocar nos alunos leitores a curiosidade e necessidade de ler o resto. Depois de cada sessão, cada aluno escreve um breve comentário sobre a amostra recentemente escutada. A última sessão deste período ficou reservada para a gravação de uma conversa e um livro com mensagens sobre todas as leituras feitas neste trimestre.

Tem sido um percurso muito útil e diferenciador das atividades de promoção da leitura que tem envolvido, seriamente, dezenas de alunos e seus professores e que é, garantidamente, uma forma de desencadear a despenalização dos livros que tanto tem sido responsável pelo afastamento precoce de muitos alunos daquele que é um instrumento fundamental de cidadania.

Aler1 logo rbe (pequeno) 

Actualizado em Terça, 16 Dezembro 2014 21:57
 
Pequenos Cientistas na Biblioteca da Escola Básica 2,3

pc

Dizer aos alunos - “Hoje vão todos ser pequenos cientistas” - é, sem dúvida, um pequeno passo para lhes captarmos a atenção e motivá-los a uma participação efetiva nas atividades a desenvolver. Se a isto alearmos um toque de “magia” e espetacularidade nas atividades desenvolvidas, garantimos logo algum sucesso nos objetivos a que nos propusemos. 

Assim, fazendo parte do Plano Anual de Atividades da BE, tem estado a ser desenvolvida, pela Prof. Edite Santos, na Escola E.B. 2,3, desde o mês de outubro, a atividade “Pequenos Cientistas – somos todos nós”. Todas as quartas-feiras, e de acordo com uma calendarização elaborada previamente, as turmas agendadas deslocam-se, com os respetivos docentes, à biblioteca. 

A atividade inicia-se com a exploração de um “powerpoint” elaborado para o efeito, pretendendo-se que os alunos entendam as várias fases do método científico e se capacitem da importância de observar atentamente o mundo que os rodeia, questionando-se sempre que os factos observados lhes pareçam algo inexplicáveis, investigando e tentando dar respostas às suas dúvidas. Pretende-se ainda que adquiram o gosto pela ciência e a experimentação. Parte-se, então, para a realização de quatro atividades experimentais com a colaboração dos alunos: “A água que cresce”; “As mãos com buracos invisíveis”; “A água seca” e “Água sólida super leve” . Em todas elas é lançado um desafio inicial em que os alunos tentam conjeturar sobre o resultado das actividades e feito um momento final de explicação dos factos observados.

Os alunos são ainda convidados a chegar a casa e realizar as actividades observadas, quer com os seus familiares, quer com os seus amigos., pois qualquer dos materiais que necessitam existe nas suas próprias habitações.   

Fotos Cientistas

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 2 de 17