Descobri-quê?, pelo Teatro Nacional Dna. Maria II - no dia 28 de abril

Participaram os alunos do 2.º CEB, do 3.º CEB e ainda do curso profissional de turismo - no total, cerca de 350 alunos do AESCD.
Um espetáculo que pretende contribuir para a descolonização – enquanto gesto inacabado, portanto constante e continuado – do ensino do período histórico designado como descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português. Este espetáculo é orientado para um público juvenil e resulta da colaboração dos criadores da Estrutura (Cátia Pinheiro e José Nunes) com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro.
Agradecemos à Autarquia e ao CMAD o contributo prestado, favorecendo - junto dos nossos alunos - o acesso à cultura artística do que de melhor se faz no nosso país.
Este programa cumpre ainda um propósito explícito da integração do AESCD no PNA (Plano Nacional das Artes).

29 de abril/2023 - Mais um dia muito feliz!


Hoje, os nossos campeões venceram as Escolíadas, em Viseu - pólo 1, sessão 1.
Obrigada a toda a grande equipa - no palco, nos "bastidores" e na plateia.
Somos Santa Comba!









E não esqueçamos que no próximo dia 26 de maio temos de ir apoiá-los, a Águeda. Vale a pena assistir à atuação dos nossos meninos - até porque eles são muito autónomos e criativos nas suas criações. E, acima de tudo, são excelentes!
Muitos parabéns!
A Diretora, Madalena Dinis
Feira de Educação, Formação e Empregabilidade
O AESCD marcou presença na maior Feira de Educação, Formação e Empregabilidade do país, que anualmente se realiza na FIL, em Lisboa.
No âmbito do processo de orientação vocacional dinamizado pelos Serviços de Psicologia e Orientação do AESCD, 36 alunos do 12ºano puderam explorar um vasto leque de ofertas formativas e obter informações mais detalhadas que certamente os apoiarão na tomada de decisão sobre o seu futuro escolar e profissional.
Endereçamos um especial agradecimento à Autarquia pelo apoio prestado, aos Encarregados de Educação pela sua disponibilidade e colaboração na realização da atividade, às Psicólogas Catarina Gonçalves e Carla Martins e ainda aos docentes acompanhantes Paula Oliveira, Dulce Pereira e João Costa.




24 de abril/2023 - E hoje foi novamente um dia muito feliz.
Tivemos a companhia do Professor Doutor Pedro Brinca que nos ensinou sobre macroeconomia, política e sociedade. Foi uma aula verdadeiramente entusiasmante, que ainda permitiu falarmos sobre a inflação e a guerra na Ucrânia.
Na plateia, estiveram presentes as turmas do 11.º ano, professores acompanhantes e dois ex-professores da turma frequentada pelo Pedro Brinca (no 12.º ano, no período em que ele frequentou a Escola Secundária): Hélder Gouveia (na disciplina de História) e Madalena Dinis (na disciplina de Português).
Foi relembrado, com nostalgia e muito carinho, o material de eleição que então o Pedro trazia para as aulas: um caderno quadriculado, de capas pretas, tamanho A5 e no seu interior, o jornal A Bola, dobrado.
Hoje, o Pedro ensinou-nos macroeconomia - como se fosse muito fácil - através de um discurso quase coloquial e muito expressivo, através de exemplos do quotidiano, usando comparações e metáforas bastante significativas, exemplificando conceitos científicos que ficaram esclarecidos. Estávamos embevecidos!
O Pedro Brinca é atualmente investigador associado na NovaSBE, estando também afiliado como investigador no Centro de Economia e Finanças da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, por uma bolsa de investigação para estudos de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Ele co-organiza o workshop mensal de Lisbon Macro, em conjunto com Luis Costa (ISEG) e Catarina Reis (UC Lisboa) e é editor associado de “Notas Económicas“, o jornal económico de peer-review da sua alma mater, U Coimbra. Pedro Brinca também criou e mantém, em conjunto com João B. Duarte, o grupo MacroNova.
Tem estado envolvido em programas de formação de executivos na NovaSBE, tanto para General Management Program (CGG), Applied Management Program (PGA) como programas personalizados e oferecidos in-loco. Ele tem também estado envolvido em projetos de consultoria em Economics for Policy e Nova Finance Center, knowledge centers da NovaSBE, em tópicos relacionados com literacia financeira e banca e finanças, e também para a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Os seus interesses principais são a macroeconomia, flutuações nos ciclos de negócio e políticas económicas; métodos quantitativos e aplicações, tanto em economia como bioestatística.
Gosta de partilhar conhecimento e nós gostámos imenso de estar na sua companhia.
Muito obrigada, Pedro - e votos de muitos sucessos!
A Diretora, Madalena Dinis