Informação Atualizada COVID-19 - Contexto Escolar e Comunitário

(19 de janeiro/2022)

Para os devidos efeitos informa-se que, no atual paradigma epidémico provocado pela variante Ómicron:
  • O contexto escola é tratado como contexto comunitário e não carece da intervenção da Autoridade de Saúde para efeitos de decidir quem fica em isolamento profilático e quem termina esse isolamento ou para decidir qualquer encerramento de turmas ou escolas;
  • É o princípio da responsabilização dos indivíduos e dos contextos (...);
  • É a escola (através dos serviços regionais e centrais) que decide as condições de ensino que pode ter em cada momento (presencial, misto, à distância), de acordo com o número de alunos e pessoal docente e não docente presente ou ausente por isolamento;
  • As equipas de Saúde Pública, no atual paradigma de abordagem da epidemia provocada pela variante Ómicron, têm uma intervenção comunitária, de apoio à escola, se pertinente, e não como intervenção da Autoridade de Saúde.
Assim, acresce à informação acima:
- Alunos/docentes/pessoal não docente que testem positivo seja em contexto de rastreio da escola, seja em contexto extra escolar, devem ser informados que devem permanecer no domicílio e devem contactar o SNS 24, preenchendo o formulário que é enviado pelo SNS 24, para apoio aos serviços de saúde, preenchendo o formulário com os dados e com os seus coabitantes e, se aplicável, com contactos cuja profissão seja trabalhador em lar (isto na situação em que o caso tenha tido contacto de alto risco com algum trabalhador de lar de idosos, em contexto social).
Os serviços de saúde terão conhecimento desses resultados, inevitavelmente (pelo sinavelab/tracecovid) pelo que oportunamente, caso seja necessário, serão também contactados pelos Serviços de Saúde.

Consulte os seguintes documentos: