O Agrupamento Escolas de Santa Comba Dão aderiu há vários anos ao projeto eTwinning, Ação do Programa Erasmus + - um programa Europeu no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto - da União Europeia, que tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.

A finalidade é promover a participação de um número alargado e crescente de turmas em atividades conjuntas com outras escolas, privilegiando a dimensão multilingue e multicultural, no âmbito de todas as áreas curriculares.

Este projeto é da responsabilidade do Serviço de Apoio Nacional (NSS) da ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) da Direção-Geral da Educação.

Após atribuição do Selo Nacional de Qualidade do Projeto eTwinning "Happy Schools Make Happy Students" chegou a boa notícia que este mesmo projeto mereceu  o Selo Europeu de Qualidade que reconhece um conjunto muito limitado de projetos e que se evidenciam pela sua elevada qualidade.

Ano letivo 2022-2023

"Somos orgulhosamente uma Escola eTwinning"

Our eTwinning Project: Engineers of the Future

When one thinks about sustainability, the environment and the green part of the planet is usually the first thing that comes to mind. That’s not wrong. In fact our planet needs to be cared and therefore, the concern for environmental issues is very important.

But being “green” is just not good enough. That’s the main reason why there are 17 Sustainable Development Goals (SDGs) within the United Nations 2030 Agenda, and not just one.

According to UNESCO, Education for Sustainable Development (ESD) is a key element of the 2030 Agenda for Sustainable Development.

We also believe that ESD empowers students to make informed decisions about environmental issue, economic viability and a fair society for future generations. It urges to adopt more sustainable practices and we all need to do it now. Sustainable development must become part of our values and corporate culture.

Aims

Our project aimed to provide us with the knowledge, skills and attitudes necessary to address sustainable development challenges and to become “engineers of the future”.

We used our digital skills for communication and creation of collaborative projects.

They practised social skills through cooperation and interaction to achieve common goals and use English for communication and the creation of collaborative projects.

Classes: 11ºA and 11ºC

Produto final do projeto "Engineers of Future", trabalhado pelas turmas A e C do 11ºAno, na disciplina de Inglês,

tendo como parceiros, alunos de duas turmas francesas

• Candidatura à atribuição do Selo Escola eTwinning (em fase de elaboração)
  • Projetos eTwinning aprovados:

“Engineers of the Future” - envolve turmas do 11º ano e é dinamizado pelas docentes Clara Morgado, Paula Oliveira e Ana Craveiro

Ano letivo 2021-2022

Durante o ano letivo que agora termina, as turmas A e B do 10º ano participaram no Projeto eTwinning "Happy Schools make Happy Students".

Deste projeto fizeram parte alunos e professores de 9 países europeus, tendo-se criado uma verdadeira comunidade de partilha e aprendizagens em que foram potenciadas as competências digitais e de comunicação em língua inglesa.

Apresenta-se o produto final deste projeto

Ano letivo 2020-2021

Projeto “Surprising Customs and Traditions from Around the World”

Projeto “Covid 19 and social distancing: how do you live with it?”

Os alunos da turma 11ºA participaram no projeto eTwinning "Covid 19 and social distancing: how do you live with it?", que foi distinguido com o Selo Nacional de Qualidade.

Ano letivo 2018-2019

Projeto “Christmas Cards”

Ano letivo 2006 – 2008

Projeto Erasmus “Hands Across Europe”